Resilieight

Livro aberto e café

SOBRE

A pandemia de COVID-19 foi responsável por inúmeras mudanças. A partir dos resultados da 3ª fase da COVIDPSIQ, os pesquisadores identificaram aumento de sintomas de estresse e depressão. Sob este viés, foi criado o projeto RESILIEIGHT, voltado para a promoção da saúde mental e bem-estar por meio de 8 tópicos. 

Cais

O coordenador do projeto COVIDPsiq, Prof. Dr. Vitor Calegaro, faz 8 recomendações para a manutenção da saúde mental e o bem estar no contexto da pandemia de COVID-19. 

O vídeo faz parte da iniciativa RESILIEIGHT, que consiste num programa de reforço da resiliência a fim de promover a saúde mental e prevenir transtornos mentais decorrentes de situações de estresse e trauma.

O vídeo é destinado para a população geral a fim de contribuir com a manutenção do equilíbrio mental/emocional, e não se limita ao contexto atual.

As recomendações são embasadas em diversos estudos sobre a resiliência em desastres, incluindo a experiência a partir do incêndio da boate Kiss, e é oriundo da tese de doutorado do autor.

IMPACTOS DA PANDEMIA

  A pandemia e o isolamento social trazem grandes desafios e novas preocupações. Por isso, é comum ter emoções e sentimentos negativos. Dentre os impactos causados pela pandemia de COVID-19, destacam-se a solidão, por conta do isolamento social; os problemas financeiros, como dívidas e desemprego; além da sobrecarga de trabalho, caracterizada por menos intervalos e mais atividades fora do horário de expediente. O estresse gerado por situações como essas pode levar ao aumento do consumo de substânciasà violência doméstica e à ideação suicida. 

SINTOMAS COMUNS DE ESTRESSE

  • Insônia;

  • Desatenção;

  • Tensão muscular;

  • Inquietação;

  • Estado de alerta;

  • Perda ou ganho de apetite;

  • Irritabilidade;

  • Ansiedade.

RECOMENDAÇÕES

Mantenha um corpo sadio

A realização de exercícios físicos e a manutenção de hábitos saudáveis de alimentação são diretamente associados à saúde mental.

Respeite seus ritmos

Respeitar os ritmos biológicos (alimentação, sono, ciclo menstrual e sexual) e sociais (ciclos de atividade e descanso, trabalho e lazer, finais de semana e férias) é essencial para manutenção da saúde mental.

Foque em emoções e pensamentos positivos

Pessoas resilientes tendem a enxergar o lado positivo das coisas; as emoções colorem as experiências, enquanto os pensamentos dão significado a elas.

Tenha um propósito na vida

Para ter propósito, é preciso ter experiência de vida: experimente, invente, tente, tenha sonhos e metas claras e realistas.

Cultive relacionamentos saudáveis

Seja tolerante, empático, evitando julgamentos e buscando a compaixão; livre-se de relacionamentos tóxicos e busque construir uma rede de suporte.

Invista em recursos internos

Tenha uma mente limpa, ativa, atenta e preparada; alimente seu cérebro, desenvolva habilidades e evite a sobrecarga de informações, diminuindo o uso de celular e redes sociais.

Aceite e agradeça

Viva um dia depois do outro. Aceite seus defeitos, mas conheça suas qualidades; aceite o que não pode ser mudado e mude o que for possível.

Acredite

As crenças ajudam a dar sentido à vida, pois nem tudo é compreendido pela razão. 

Na Mídia

  • sábado, 2 de janeiro de 2021

    VÍDEO: Projeto da UFSM elenca oito passos para preservar a saúde mental

©2020 por COVIDPsiq.