PESQUISA

Monitoramento da evolução da sintomatologia pós-traumática, depressão e ansiedade durante a pandemia da COVID-19 em brasileiros

QUAL O OBJETIVO DO ESTUDO?

Durante situações de epidemias, observa-se o aumento do sofrimento psíquico, relacionado à possibilidade de adoecimento, morte, infecção a outras pessoas, isolamento social e perdas econômicas. Entretanto, o foco das pesquisas tem sido o combate do agente infeccioso, mas as questões de saúde mental vêm sendo negligenciadas. Este estudo se propõe a investigar a evolução dos sintomas de transtorno de estresse pós-traumático, depressão e ansiedade em indivíduos brasileiros durante a pandemia pelo COVID19, bem como fatores de risco associados. Busca-se, com isso, documentar o aumento da necessidades por atendimento em saúde mental, a fim de fornecer subsídios para o planejamento e a criação de serviços, a nível governamental ou privado, para amenizar o sofrimento decorrente.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Qualquer pessoa que resida no Brasil, ou brasileiro morando no exterior, pode participar. No estudo, as pessoas serão agrupadas de acordo com a sua ocupação, incluindo: 

  • PROFISSIONAIS DA SAÚDE

  • ESTUDANTES

  • TRABALHADORES DE SERVIÇOS ESSENCIAIS

  • TRABALHADORES DE SERVIÇOS NÃO-ESSENCIAIS

  • APOSENTADOS E PENSIONISTAS

 

COMO SERÁ O ESTUDO?

A participação no estudo consiste em responder questionários online, nos quais constarão diversas perguntas sobre a situação mental e emocional frente à pandemia do COVID-19. A aplicação dos questionários se dará em quatro momentos: questionário inicial, um mês, três meses e seis meses a partir do período da aplicação do primeiro questionário. Os questionários serão respondidos anonimamente; entretanto, um endereço de email será solicitado para possibilitar o seguimento da pesquisa. 

©2020 por COVIDPsiq.