sppa 2.jpg

Tendo em vista a situação de calamidade em que nos encontramos, várias entidades gaúchas que trabalham em saúde mental estão oferecendo atendimento em saúde mental para os profissionais da saúde e para a população em geral

O Projeto TelePSI é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

 

Oferece teleconsulta psicológica e psiquiátrica para manejo de estresse, ansiedade, depressão e irritabilidade.

 

Profissionais da saúde, estudantes da área da saúde que estejam realizando qualquer prática profissional, professores de todos os níveis de educação e profissionais de serviços essenciais podem usar esse serviço.

  No primeiro momento, o atendente fará uma explicação sobre o projeto e uma avaliação de saúde mental. De acordo com o resultado, encaminhará o interessado para um terapeuta, que realizará a melhor abordagem diante do caso. Este entrará em contato com o paciente e agendará a primeira teleconsulta.

 Caso esteja vivenciando sintomas de depressão, ansiedade ou transtorno de estresse pós-traumático, como os listados abaixo, procure ajuda.

Sintomas de depressão: podem incluir tristeza, autodesvalorização, sentimento de culpa, falta de energia, alterações no sono, apetite ou libido.

 

Sintomas de ansiedade: podem incluir  inquietação ou irritabilidade,  falta de concentração, pensamento acelerado ou pensamentos indesejados, falta de ar ou respiração rápida, insônia, preocupação excessiva, boca seca, medo, náusea, palpitações, sentimento de tragédia iminente ou tremedeira.

 

Sintomas do transtorno de estresse pós-traumático: podem incluir pesadelos ou lembranças repentinas (flashbacks), fuga de situações que relembrem o trauma, reações exageradas a estímulos, ansiedade e humor deprimido.

 

O Sistema Único de Saúde presta atendimento para doenças psiquiátricas, nas Unidades Básicas de Saúde e Postos de Saúde. Entretanto é importante que você evite se expor ao vírus. Por isso, verifique antes se existem serviços de medicina via internet ou telefone disponíveis em sua região. O link TeleSUS é uma excelente opção, disponível por todo o Brasil. Se for possível, priorize o distanciamento social

 

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) tem política de portas abertas, realizando acolhimento gratuito e universal, para quem procura por ajuda psicológica e também para quem deseja obter auxílio para deixar o uso de álcool ou outras drogas. São centros vinculados ao Sistema Único de Saúde. Estão presentes na maioria das cidades com mais de 20 mil habitantes.

Ideias de morte, de suicídio, automutilação, tentativas de suicídio são considerados comportamentos suicidas. Caso você esteja passando por isso, busque ajuda! 

Disque 188 - O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. 

Você também pode utilizar o SAMU (disque 192), assim como pronto socorro de hospitais locais, Postos de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento.

VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO, BUSQUE AJUDA!

©2020 por COVIDPsiq.